
Depois de quatro meses entre o término do mandato anterior dos conselheiros e a nova composição do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (veja como foram as eleições do conselho), o colegiado renovado se reuniu em plenário nesta quinta-feira, 28 de abril de 2022, com a presença do secretário de estado de saúde, Dr. Alexandre Chieppe, e de todo o seu subsecretariado e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A Reunião Ordinária foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Saúde, no Centro do Rio, dessa vez de maneira híbrida, o que permitiu a participação de um número maior de conselheiros moradores de localidades mais afastadas da capital, já que, excepcionalmente, ela teve início às 14h.

O próprio secretário, Alexandre Chieppe, apresentou os projetos estratégicos da SES/RJ e os recursos da fonte do Tesouro Estadual investidos nos municípios. A pauta teve ainda a apresentação de cartas dos segmentos dos usuários e dos profissionais de saúde, bem como a aprovação da presidência do CES/RJ para o segmento gestor/prestador de serviço, conforme rodízio constante em lei. Neste sentido, Alexandre Chieppe, secretário estadual de saúde, também será o presidente do conselho pelo período de um ano. O plenário reunido também aprovou a composição das suas comissões permanentes e grupos de trabalhos, além das representações externas. Já na Comissão Executiva, foi aprovada a coordenação do segmento dos profissionais de saúde, também conforme rodízio. Por fim, a pauta foi concluída com a aprovação do calendário de Reuniões Ordinárias do CES-RJ para o ano de 2022.

Durante a reunião, a conselheira Karen Athié, servidora da Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade (SAPV) – que integra a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES/RJ – falou sobre a importância da agilização dos trabalhos de organização e planejamento da V Conferência Estadual de Saúde Mental que será realizada este ano, isto porque, a participação do Conselho Estadual de Saúde é de fundamental importância para a inserção do controle social na área da Saúde Mental.

Os integrantes da mesa destacaram que, pela primeira vez em muitas reuniões plenárias do CES/RJ realizadas ao longo do ano de 2021, toda a pauta foi concluída sem restar pendências a serem apreciadas em encontros posteriores.

A Reunião Ordinária foi totalmente transmitida ao vivo na página oficial do CES-RJ no Facebook e estará também disponível no YouTube, através do canal CES-RJ TV. A ata completa desta reunião estará disponível em breve no site oficial do Conselho Estadual de Saúde.






MAIS IMAGENS




Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ