Comissão Eleitoral dá posse aos novos conselheiros eleitos através da Plenária para Preenchimento das Vacâncias

Mesa da cerimônia e posse e conselheiros

A Comissão Eleitoral deu posse hoje aos novos conselheiros estaduais de saúde, representantes das entidades e conselhos, eleitos através da Plenária Eleitoral para Preenchimento das Vacâncias do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro Triênio 2022/2025.

A cerimônia ocorreu no auditório do Conselho Regional de Odontologia – CRO/RJ, no Centro do Rio, e contou com a participação de Rosemary Rocha, representante do secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe. Rosemary também é conselheira estadual de saúde. Também compuseram a mesa os membros da Comissão Eleitoral Eliane Santos, Raphael Borges, a própria Rosemary e o secretário executivo do CES-RJ, Flávio Campos da Silva. Rosaura Rocha e Mara Dalila, também componentes da comissão, estiveram presentes na cerimônia.

Novos conselheiros pouco antes da assinatura do Livro de Posse.

Foram eleitos para fins de preenchimento das vacâncias oriundas do primeiro processo eleitoral Guilherme Xavier Jaccoud (titular) e Luiz Fernando Froimtchuk (suplente), representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FEHERJ, Sivia Pertile (titular) e Mirian Pereira da Silca (suplente), representantes da Associação Carioca dos Diabéticos – ACD, Maria Lúcia Rodrigues de Souza (titular) e Sebastião Bernardino de Andrade (suplente), representantes da Pastoral da AIDS – CNBB, bem como a Região Metropolitana I com Alecir de Jesus Nunes (titular), representante do CMS de São João de Meriti e Ludugério Antonio da Silva (suplente), representante do CMS do Rio de Janeiro, além da Região da Baixada Litorânea com José Roberto Augusto de Oliveira (titular), representante do CMS de São Pedro da Aldeia e Marcos Roberto Ribeiro Teixeira (suplente), representante do CMS de Casimiro de Abreu.

Descontração antes do início da cerimônia.

Um novo ciclo

Rosemary Rocha, representante da SES/RJ, conselheira e membro da Comissão Eleitoral agradeceu aos novos participantes pela disponibilidade para compor o colegiado do CES/RJ e fez votos para que esta nova fase do conselho propicie a discussão sobre as políticas públicas de saúde no estado a fim de melhorar o acesso e os serviços para a população.

Eliane Santos, Rosemary Rocha, Flávio Campos e Raphael Borges.

Eliane Santos, ex-conselheira e membro da Comissão Eleitoral, falou sobre o árduo trabalho para completar os processos eleitorais e dar posse aos novos conselheiros e lembrou sobre as dificuldades de assumir uma tarefa iniciada pela composição anterior, mas que havia terminado o mandato sem completá-los. Eliane ressaltou o convite do secretário de estado de saúde para que os membros da atual comissão terminassem a tarefa e eleger os novos representantes. Segundo ela, ainda resta uma Região de Saúde (Noroeste) para ser eleito, o que não dá por encerrada, ainda, a atuação da Comissão Eleitoral. Eliane desejou bons trabalhos para os novos membros do CES/RJ.

Eliane Santos (primeiro plano)

Raphael Borges, conselheiro estadual de saúde e membro da Comissão Eleitoral agradeceu ao Conselho Regional de Odontologia pela cessão do auditório e disse ser um prazer aproximar o CRO do CES/RJ, mesmo porque ele também é representante da entidade no conselho de saúde. Borges saudou os novos conselheiros e desejou que os conflitos e dificuldades que ocorreram no mandato anterior se tornassem uma página virada dentro do colegiado.

Raphael Borges.

Para além do protocolo

Embora a cerimônia pudesse ser encerrada logo após a assinatura do Livro de Posse por parte dos novos conselheiros, a ex-conselheira Maria de Fátima Gustavo Lopes pediu a palavra para agradecer a todos que, junto com ela, trabalharam juntos durante o mandato anterior. Flávio Campos, secretário executivo, aproveitou o ensejo para chamar a ex-conselheira Rosaura Rocha para dar uma palavra. Rosaura disse que “estar aqui finalizando esta batalha, dando prosseguimento ao processo eleitoral, foi importante para que se pudesse levar aos conselhos de saúde a ética, o respeito e a responsabilidade, compromisso e o saber ouvir”. Rosaura comentou que foram bastante difíceis os dois últimos anos do Conselho Estadual de Saúde e que foi necessária uma atitude radical para romper com os impedimentos e começar uma nova vida [referindo-se à necessidade e urgência do início do processo eleitoral diante de um quadro de conflitos internos no CES].

“Representar um conselho estadual de saúde não é pouca coisa, é um grande aprendizado e uma grande responsabilidade”, disse Rosaura aos presentes que tomaram posse.

Rosaura Rocha.

Mara Dalila, ex-conselheira e membro da Comissão Eleitoral, fez um discurso emocionado de despedida. Cadeirante, Mara falou que teve a honra de coordenar uma Conferência Estadual de Saúde, o que lhe fez superar muitos limites, sendo algo de grande aprendizado. Mara fez questão de dizer que fez muitos amigos dentro do conselho que serão levados para a vida toda e agradeceu à toda a equipe técnica do CES/RJ e à Cimissão eleitoral por ter conduzido até o fim os trabalhos em equipe. Mara fez um agradecimento especial ao secretário executivo Flavio campos, “uma pessoa muito especial”.

“A gente sai do conselho, mas o conselho não sai da gente”, completou Mara.

Miguel Jorge Gomes de Oliveira, ex-conselheiro estadual de saúde, agradeceu a todos os presentes e aos conselheiros da sua região por estarem presentes dando continuidade aos trabalhos. Miguel mencionou a atuação do secretário Alexandre Chieppe “pelo seu comprometimento com o controle social e a saúde”, inclusive comunicou que a sua região Metropolitana I votou pela moção de congratulação pelos serviços prestados pelo secretário.

“O conselheiro, quando abraça a causa do SUS, a leva para a vida toda”, disse Miguel.

Miguel Jorge.

A cerimônia foi transmitida ao vivo na página oficial do CES/RJ no Facebook.

ASSINATURA DO LIVRO DE POSSE

MAIS IMAGENS

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s