
A V Conferência Estadual de Saúde Mental do RJ teve sua continuação no último dia 07 de outubro, na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. As 36 propostas que ficaram pendentes de aprovação na Plenária Final ocorrida no último dia 18 de setembro, na UERJ, foram apreciadas e votadas, com a participação dos delegados e delegadas presentes à V CESMRJ. O Rio de Janeiro irá levar 12 propostas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada em Brasília no ano que vem. Durante esta Plenária também foram lidas as moções e aprovadas pelos delegados.

A Mesa de abertura contou com a presença de Rosemary Mendes Rocha (suplente da Presidência do CES/RJ), Daniel Elia (superintendente de Atenção Psicossocial da SES/RJ), Iraci do Carmo de França (conselheira estadual de saúde) e Eliane Santos (coordenadora de plenária do estado junto ao CNS). Durante o dia, também houve a apresentação do vídeo Estigma, a homologação da lista de delegados para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental*, bem como uma homenagem à Iracema Polidoro, membro da Comissão Organizadora da V CESMRJ.

As três moções aprovadas foram uma “Moção de Aplauso à equipe de enfermagem que fez denúncia contra o médico que abusava de pacientes em trabalho de parto”, “Moção de Repúdio à atuação do governador Cláudio Castro e ao presidente Jair Bolsonaro em função do descaso com a saúde pública e o atraso no início da vacinação que levou milhares de pessoas à morte” e “moção de Repúdio em face ao não cumprimento da Lei do Piso aprovada no Congresso Nacional, [bem como] Moção de Repúdio aos gestores e empresários da saúde pelo não cumprimento da Lei do Piso da Enfermagem aprovada no Congresso Nacional. E por terem acionado o STF para a suspensão do cumprimento da lei”.

Houve lotação quase total do auditório da SES/RJ. O evento foi transmitido na íntegra ao vivo na página oficial do CES/RJ no Facebook.

*Em breve será divulgada a listagem dos delegados e delegadas do Rio de Janeiro que irão participar da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.
Confira as propostas:



















































Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ