Com o aumento no número de novos casos de Covid-19 no município do Rio de Janeiro ocasionados pelo surgimento da subvariante BQ1 da Variante Omicron, foram revertidos 56 leitos do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Nort, para o atendimento exclusivo de pacientes com a doença.
Segundo informação do portal G1, a “nova BQ1 é uma das trezentas subvariantes da Omicron que circulam pelo mundo. Os especialistas já sabem que a variante tem uma alta taxa de infecção, mas não há indícios de que seja mais letal que as outras linhagens já identificadas até agora”.
Vale ressaltar que, segundo a prefeitura do Rio, aproximadamente 90% dos internados não estão com o esquema vacinal completo. No Rio, cerca de 25% da população não tomou a primeira dose de reforço.
Painel Coronavírus do estado detecta aumento de internações
Uma análise nos quadros do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde do RJ mostra que há um registro no crescimento das internações por conta da Covid. Até segunda-feira (14), 73 pacientes encontravam-se hospitalizados.

Uso de máscaras
No último dia 12 de novembro, o secretário de estado de saúde, Dr. Alexandre Chieppe, fez um chamamento em vídeo para que a população complete o ciclo vacinal através das doses de reforço necessárias, bem como afirmou que “as pessoas que sentirem necessidade do uso de máscaras em ambientes fechados, que o façam”.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ