CES/RJ – 25/03/2019
A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Zaira da Costa, o conselheiro estadual Márcio Bermam e o secretário-executivo do CES-RJ, Flávio Campos da Silva, estiveram presentes no último sábado (23/03) na abertura da Conferência Municipal de Saúde de Resende, na região do Médio Paraíba. As etapas municipais e distritais (no caso do município do Rio de Janeiro) precedem à etapa estadual que, por sua vez, é sucedida pela 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Durante seu discurso de abertura, Zaira da Costa lembrou da importância da apresentação de propostas realmente capazes de representar a realidade do município de Resende, buscando sempre fortalecer as bases da sociedade. Neste ponto, a presidente ressaltou que as propostas ali encaminhadas “irão compor o Plano Plurianual da Secretaria de Estado de Saúde” e que o PPA “muitas vezes não reflete a realidade dos municípios”, daí a importância de se discutir, durante as conferências de saúde, a situação da saúde nas regiões.
No seu discurso, Zaira da Costa pediu para que os participantes não se “esquecessem da humanização do paciente”, uma política nacional que muitas vezes “não é respeitada pelos profissionais de saúde e nem pelas secretarias de saúde” e da política nacional de segurança do paciente, afim de “uma melhor qualidade no SUS”.
Como representante da Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Estado do Rio de Janeiro (AFARJ), Zaira da Costa chamou a atenção para a Doença Falciforme, uma doença mal divulgada que acomete 1 em cada 1000 nascidos no Brasil, muitas vezes deixando a população a “mercê de cuidados paliativos”.
Por fim, a presidente do CES-RJ agradeceu a presença e desejou uma excelente conferência para todos.
Assista a um trecho da fala da presidente:
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ