Delegados e delegadas votaram as propostas estaduais que estavam pendentes de aprovação

A 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e reuniu mais de 800 participantes que se debruçaram sobre as políticas de saúde do estado e do país. Ao final da conferência, o Rio de Janeiro elaborou suas propostas de âmbito nacional. No entanto, devido ao grande volume de material a ser analisado, estudado e condensado, a Relatoria da 8ª CESRJ solicitou que as propostas e diretrizes de âmbito estadual fossem escolhidas em outra data, o que foi referendado pelos delegados e delegadas presentes na Plenária Final do dia 26 de maio de 2019.
Dessa forma, no último dia 26 de julho de 2019 foi realizada a Etapa Complementar da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. A etapa contou com as presenças de todos os delegados municipais e estaduais que participaram da 8ª CESRJ. O local foi o Ministério da Saúde Núcleo Rio de Janeiro (NEMS), situado à rua México, 128, no Centro do Rio, auditório do 10º andar.

Apresentação cultural
Antes do início das votações, os cerca de duzentos delegados puderam assistir à apresentação da conselheira estadual Cristina Lucia, que juntamente com a dupla de cantoras e instrumentistas Mariana Medeiros e Mariana Reis, levaram ao público canções populares.


Votações
As propostas elaboradas durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, sistematizadas pela Comissão de Relatoria, composta por conselheiros estaduais e colaboradores estudantes de enfermagem e professores, foram votadas em blocos, isto por decisão da maioria dos delegados presentes nesta Plenária. Num determinado momento, alguns delegados identificaram que certas propostas contidas no Relatório Consolidado apresentado haviam sido rejeitadas ainda nos grupos de discussão, em maio, e não poderiam ser votadas, desta maneira, em bloco. Uma nova votação foi feita a fim de definir o modo de aprovação – em bloco ou discutidas uma a uma – culminando com a ratificação da primeira decisão, por uma pequena diferença de 07 votos, de se votar todas as propostas em blocos.

A Mesa de Abertura contou com a presença da presidente do CES-RJ, Zaira da Costa, do subsecretário de saúde, Florisvaldo Mouro, da coordenadora da Comissão Organizadora da 8ª CESRJ, Mara Dalila, do vice-presidente do CES-RJ, Elias dos Santos Luz, de Rosaura Rocha, membro da Relatoria e de Luiza Dantas, conselheira estadual de saúde e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Após a leitura de todos os Eixos e Diretrizes, a aprovação e rejeição de alguns ítens, a Etapa Complementar foi encerrada e deu-se início à reunião entre a delegação fluminense que irá para a 16ª CNS e a presidente do CES-RJ, juntamente com o secretário executivo do Conselho Flávio Campos da Silva e Rosaura Rocha. Como as propostas foram votadas em blocos, o término da Etapa, previsto para às 17h, ocorreu por volta das 13h. Na reunião com os delegados, foram esclarecidas dúvidas e correções de nomes inscritos na delegação que, por ventura, estivessem incorretos.

Aos participantes da Etapa Complementar, foram oferecidos café da manhã e um brunch.

A Etapa Complementar da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro foi transmitida ao vivo, na íntegra, pela página oficial do Conselho Estadual de Saúde no Facebook.













Veja a transmissão:
Texto e imagens: Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ
VEJA MAIS IMAGENS DA ETAPA COMPLEMENTAR DA 8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO: