Sob o tema ‘Vidas importam, a diálise não pode parar’ a Campanha de Valorização Vidas Importam realizou hoje (29) mais uma ação de conscientização, novamente na Praça Cinelândia, no coração do Rio de Janeiro.
Com o intuito de aproximar médicos, equipes multiprofissionais e pacientes e a sociedade em geral, o Dia D da Diálise chamou a atenção da imprensa e das autoridades para as dificuldades enfrentadas pelo setor de diálise e para a necessidade de investimentos a fim de garantir um tratamento adequado para os pacientes renais crônicos de todo o país.

Os organizadores da ação alertaram para o aumento desproporcional, nos últimos anos, do número de pacientes renais crônicos em relação à quantidade de clínicas existentes, obrigando estes pacientes a aguardarem em leitos de hospitais para um tratamento eficaz, os valores pagos às clínicas e o investimento na diálise peritoneal. Além destes temas, a campanha também pede a remodelação do Programa de Transplante Renal.
O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro esteve representado pelos (as) conselheiros (as) Eliane Leocardo, Maria de Fátima Gustavo Lopes, Márcio Berman e Everaldo Nascimento.
O Dia D da Diálise começou às 10h e contou com tendas e cartazes sinalizando a ação.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ