
Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde, destacou nesta segunda-feira durante briefing que o covid-19 pode se tornar uma doença endêmica , ou seja, uma condição que por muito tempo afeta constantemente a população humana.
“Sempre existe o risco de que esta ou aquela doença se torne endêmica”, disse Ryan, explicando que atualmente há uma série de fatores que dificultam a erradicação do covid-19, entre os quais se destacou sua presença “em quase todos os países do mundo “, bem como a impossibilidade de” implementar medidas abrangentes de longo prazo para conter e controlar a doença.”
Ele também alertou que a disponibilidade da vacina SARS-CoV-2 em um futuro próximo “não será suficiente para interromper a transmissão [do vírus]”, por isso estima-se que continue a se espalhar.
Da mesma forma, lembrou que na história da humanidade apenas uma doença, a varíola, foi erradicada, por isso “a disponibilidade da vacina e a vontade de erradicar” o coronavírus ” não garantem o sucesso.
A OMS adverte que “esmagar a transmissão” de covid-19 é vital para evitar mais mutações
No entanto, garantiu que graças à eficácia das vacinas desenvolvidas até agora, é possível reduzir a taxa de mortalidade, bem como o impacto que a doença pode causar na sociedade, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, desde o início da pandemia, mais de 99,6 milhões de infecções foram registradas pelo SARS-CoV-2, além de um número de mortes superior a 2,1 milhões por essa causa.
Via RT Espanhol