No #DiaMundialdaSaúde (7/04), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou a logomarca da 17ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento de participação social no Brasil, que terá sua etapa final realizada de 2 a 5 de julho de 2023.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a 17ª Conferência será precedida por etapas municipais, que deverão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023.
Também estão programadas diversas atividades preparatórias para a conferência nacional, como a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, marcada para o dia 5 de agosto de 2022 e lançada pela #FrentePelaVida nesta quinta (7/04). Somam-se ainda ao processo preparatório a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada em novembro de 2022, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, ainda sem data prevista.
As etapas municipais e estaduais são organizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Ao final do processo, o evento define um conjunto de diretrizes e propostas que vão compor um Relatório Final responsável por orientar o Plano Plurianual e o Plano Nacional de Saúde.
A realização das conferências de Saúde é uma das principais atribuições do CNS, que garantem a democracia participativa na deliberação das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar, é necessário acompanhar a realização das etapas no seu município e estado, onde as(os) interessadas(os) poderão ser eleitas(os) para a etapa final.
#CNS #SUS #conselhonacionaldesaude #saudepublica #ControleSocial #defesadosus #17CNS #conferencianacionaldesaúde
Via Instagram CNS
