Educação Permanente do CES/RJ se reúne com representantes do CEAP/CNS

Realização da terceira edição das Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS foi o tema do encontro

A Comissão de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro se reuniu hoje, 17 de agosto, de maneira híbrida, com representantes do Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP e da Coordenadoria da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do Conselho Nacional de Saúde – CIEPCSS/CNS. Em pauta, foi debatida a organização da 3ª Edição do projeto de formação – CEAP, mais conhecida no país como Oficina de Formação para o Controle Social no SUS.

Comissão de Educação Permanente do CES/RJ reunida com representantes do CEAP.

Estas oficinas, que ocorrem em todos os estados, têm por objetivo capacitar os (as) participantes (conselheiros e integrantes de movimentos sociais) e torná-los (as) multiplicadores (as) em defesa do SUS em seus estados, além de fortalecer o Controle Social e a luta pelo Direito Humano à Saúde. O Rio de Janeiro já recebeu a 1ª e a 2ª Edição destas oficinas, em 2017 e 2018.

Conselheiro estadual Lidiston Pereira da Silva (CES-RJ/Sindpsi).

Durante o encontro de hoje, discutiu-se a memória do processo formativo da 1ª e 2ª Edição, bem como apresentação das experiências da Comissão de Educação Permanente do Estado, além de um diálogo de avaliação sobre as experiências formativas realizadas e os desafios da Educação Permanente em RJ. Os participantes da CEAP salientaram a organização de seminários (presenciais e online) a serem realizados antes das eleições deste ano.

Conselheira estadual Marcela Cunha.
Conselheira estadual Carina Pacheco.

Estiveram presentes Henrique Kujawo (CEAP), Sueli Terezinha Goi Barrios (CIEPCSS/CNS), Lidiston Pereira da Silva (CES-RJ/Sindpsi), Dirce Tatsch (CEAP), Marcela Cunha (CES-RJ/SES-RJ), Carina Pacheco Teixeira (CES-RJ/Gestor), Marcia Regina S. Mesquita (CES-RJ/Gestor) e Flávio Campos da Silva, secretário executivo do CES/RJ. Online: Rosemary Mendes Rocha (CES-RJ/Gestor), Leonardo Légora (CES-RJ/Profissional de Saúde), Joana D’Arc (CES-RJ/Profissional de Saúde), Miria Coutinho (CES-RJ/Usuário), Wagner Bezerra (CES-RJ/Profissional de Saúde).

Sueli Terezinha Goi Barrios (CIEPCSS/CNS), Henrique Kujawo (CEAP) e Dirce Tatsch (CEAP).

Conforme cita o Conselho Nacional de Saúde, “o Projeto de Formação para Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), é desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). As atividades são voltadas para conselheiros (as) de saúde e representantes de movimentos populares de todos os estados brasileiros”.

Saiba mais sobre as Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s