Primeiro dia da V Conferência Estadual de Saúde Mental do RJ em imagens

A participação do Controle Social na Saúde bem como a presença de referências da Atenção Psicossocial no estado trouxe para a V Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio de Janeiro, realizada nos dias 17 e 18 de setembro, na UERJ, uma enorme diversidade de ideias e abordagens sobre a defesa do tema central da V CESMRJ, a “Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O evento em si, que não acontecia há mais de 10 anos, somente foi possível devido ao empenho dos conselheiros estaduais de saúde, da secretaria executiva do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, movimentos de luta antimanicomial, servidores da SES/RJ, além dos esforços da Comissão Organizadora, corpo técnico da SES/RJ e CES/RJ e convidados dos movimentos sociais e usuários das Caps e Raps.

Neste primeiro dia, quase que em uníssono, pode-se ouvir a defesa das políticas de saúde mental na luta antimanicomial, a necessidade de superar os retrocessos que ocorreram a nível nacional na Atenção Psicossocial nos últimos seis anos em sintonia com a defesa intransigente da democracia no Brasil. Neste sentido, a defesa destas garantias e fortalecimento das Políticas de Saúde Mental no estado uniram gestores, usuários, representantes do Controle Social, entidades, movimentos de luta e de minorias e profissionais de saúde.

Neste primeiro dia de conferência (17/09/2022), apresentamos algumas imagens capturadas na Cerimônia de Abertura e nas salas onde ocorreram as discussões acerca das diretrizes e propostas contidas nos eixos temáticos. O Rio de Janeiro irá elaborar 12 propostas que serão enviadas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorre ano que vem em Brasília. Amanhã, último dia da V CESMRJ, acontece as votações das propostas na Plenária Final, no Teatro Odylo Costa Filho, apresentação do Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, definição e homologação das propostas para a #5CNSM, a leitura de moções, a premiação dos Concursos de Poesia e Prosa Nise da Silveira e Fotografia Leon Hirzman, eleição dos delegados e delegadas que irão participar da conferência nacional e a apresentação do Grupo Hamonia Enlouquece.

Salas dos eixos temáticos

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s