
Após o anúncio do início da testagem em massa para a detecção da Covid-19 na população do Rio de Janeiro, durante entrevista coletiva, ontem, no Palácio Guanabara, o governador em exercício Cláudio Castro comunicou que, a partir de amanhã (03), o Estado do Rio fará testagem em massa para Covid-19. Os testes, do tipo RT-PCR (coleta por secreção naso-orofaringe onde a amostra é obtida por meio de swab, cotonete), continuarão a ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem, iniciativa de abril deste ano da gestão do ex-secretário de saúde, Edmar Santos.
De acordo com o governo, a testagem em massa tem como foco o diagnóstico precoce da doença associada a abertura de novos leitos como forma de conter o avanço da Covid-19, sem a necessidade de lockdown.
Numa primeira fase, o plano prevê que serão abertos três centros de testagem: Hospital Estadual Alberto Torres e na UPA Colubandê, em São Gonçalo e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda.
O aplicativo Dados do Bem é um projeto de iniciativa privada sem fins lucrativos, com termo de cooperação com o governo do RJ. Para participar da testagem, é necessário fazer o download gratuito do aplicativo nas plataformas Android ou iOS. Ao acessar, o usuário deve preencher um cadastro e responder a um questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde.
Mais informações:
Telefones: (21) 2332-6332 / 2332-6155
E-mail: imprensa.sauderj@gmail.com
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ
O aplicativo não me dá opção de agendar uma testagem e o telefone ninguém atende
CurtirCurtir