
O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ vem a público manifestar seu total repúdio às ações e atitudes arbitrárias do vereador Gabriel Monteiro relacionadas aos seus abusos de autoridade praticados contra os profissionais de saúde e contra os trabalhadores da Saúde de uma forma geral.
Sob o pretexto de estar realizando “operações de fiscalização” nas unidades de saúde do município e no estado, o vereador deturpa suas prerrogativas parlamentares e as usa para atacar, ofender, intimidar e ameaçar os trabalhadores (servidores e colaboradores terceirizados) durante os seus expedientes. Muitas vezes, o próprio vereador, que deveria zelar pelo bom funcionamento das unidades e órgãos públicos, adentra às instalações causando tumulto, balbúrdia e gerando risco para pacientes e equipamentos hospitalares. Suas ações ilegais e incompatíveis com um agente público visam tão somente à autopromoção, já que o vereador é também um “showman” imbuído de uma necessidade premente de aparecer e ganhar likes e seguidores nas suas redes sociais.
O CES/RJ, ciente da importância da defesa da integridade e dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras da área da Saúde, bem como da garantia do adequado funcionamento dos órgãos e unidades do estado e município, assiste com indignação às recorrentes ações intempestivas do vereador Gabriel Monteiro que não observam os limites legais da fiscalização, ignoram a legislação, a regulamentação profissional e as normas sanitárias vigentes.
Entendemos que a legislação e a fiscalização devam ser seguidas e implementadas de maneira legal e de acordo com a civilidade e o respeito ao próximo, além de exercidas pelos entes públicos em defesa da sociedade, não de interesses particulares.
Rio de Janeiro, 31 de maio de 2022.
Comissão Executiva do CES/RJ, ad referendum do Plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.