Evento na SES/RJ marca o dia D da diálise

No dia 25 de agosto é comemorado o Dia D da Diálise no Brasil. Para marcar a data, um evento para tratar dos desafios da diálise no Brasil e o modelo de cofinanciamento no estado do Rio de Janeiro foi realizado na sede da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, no Centro.

Tendo representantes da própria secretaria, o encontro contou ainda com a participação da Associação dos Doentes Renais e Transplantados do RJ – ADRETERJ, representante da deputada estadual Martha Rocha, Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, Siciedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro – Sonerj, pacientes renais, estudantes e especialistas na área.

O tema do evento foi “Vidas importam. A diálise não pode parar”.  A ADRETERJ mantém representação no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro com o conselheiro do segmento usuário Alexandre Lênin. Durante o evento, Lênin ficou impossibilitado de comparecer, no que foi substituído à mesa por Everaldo Nascimento, também membro da ADRETERJ e paciente renal crônico.

Criação do Dia Nacional da Diálise está em exame no Senado

A Câmara dos Deputados já aprovou e agora está em exame no Senado o projeto (PL 1211/2020) Institui o Dia Nacional da Diálise. A diálise é o tratamento feito em doentes renais crônicos, cujos rins comprometidos não conseguem filtrar o sangue. Segundo Censo de 2021 feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o Brasil possui 148.363 pessoas em programa de diálise. (Fonte: Senado Federal)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s