CES/RJ realiza Conferência Livre de Saúde das Mulheres, etapa integrante da 9ª Conferência Estadual de Saúde do RJ

No próximo dia 26 de abril de 2023, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro vai realizar a Conferência Livre de Saúde das Mulheres no auditório da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, no Centro. A conferência será aberta à participação de todos e todas, bem como representantes da sociedade civil, entidades, sindicatos, movimentos sociais e convidados.

As inscrições estão sendo feitas através deste link. A participação poderá se dar de maneira presencial ou online pela plataforma Zoom. Os (as) participantes que optarem pelo modo virtual, receberão o link de acesso posteriormente através do e-mail cadastrado.

Com o tema ‘Saúde da Mulher – Desafios para Integralidade com Igualdade’, a organização desta conferência pretende abordar o direitos à concepção e contracepção, atenção humanizada à saúde da Mulher, prevenção das IST, gravidez na adolescência, violência obstétrica, aborto legal, violência sexual e mortalidade materna.

Desafios

A saúde das mulheres no Rio de Janeiro enfrenta diversos desafios, como em muitas outras partes do mundo. Alguns dos desafios mais importantes incluem a taxa de mortalidade materna no estado, que é uma das mais altas do país, o que significa que muitas pacientes estão morrendo durante ou logo após o parto devido a complicações obstétricas evitáveis. A violência doméstica e sexual contra mulheres é outro grande problema no Rio de Janeiro, afetando a saúde física e mental delas. Muitas vezes, as vítimas não recebem o apoio necessário e não têm acesso aos serviços de saúde completos para tratar suas lesões e traumas.

Muitos obstáculos ocorrem ao acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo falta de informação, estigma e falta de acesso a serviços de saúde de qualidade. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e complicações durante o parto.

No que se refere à saúde mental das mulheres, frequentemente é afetada por uma série de fatores, incluindo a violência de gênero, a pobreza e a falta de acesso a serviços de saúde mental adequados. Neste sentido, as mulheres muitas vezes têm dificuldade em acessar serviços de saúde de qualidade, especialmente aquelas que vivem em áreas remotas ou em situação de pobreza.

Esses desafios podem ser abordados por meio de uma combinação de políticas públicas, esforços da sociedade civil e iniciativas da comunidade para melhorar a saúde das mulheres e garantir que todas tenham acesso aos serviços de saúde de que precisam.

As conferências livres

As conferências livres de saúde são espaços de debates e discussões autônomos, na maioria das vezes organizadas por movimentos sociais, com temáticas mais específicas. Conselhos de saúde também podem organizá-las. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, “as Conferências de Saúde Livres são espaços de debate e participação social para construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovidas pela sociedade civil, são parte integrante do processo da Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos como previsto na Constituição Federal. As conferências livres preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde já podem ser realizadas, e devem seguir o rito formal para eleger pessoas delegadas ou não e para que sejam parte do relatório final da etapa nacional, que acontece em julho de 2023”.

No estado do Rio de Janeiro, por decisão da Comissão Organizadora, essas conferências livres também são parte integrante do processo da 9ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2023, e deverão ocorrer a partir de janeiro do ano que vem. As propostas aprovadas nas conferências livres serão enviadas para apreciação da Comissão Organizadora da 9ª ConfES/RJ.

As conferências livres como etapas da conferência estadual não elegerão delegados.

O CES/RJ fará a transmissão ao vivo na sua página oficial no Facebook.

Conferência Livre Estadual de Saúde das Mulheres do Rio de Janeiro
 
Data: 26 de abril de 2023
Horário: 09h às 17h
Local: Auditório do 11º andar, Rua México, nº 128, Centro, RJ.
Tema: Saúde da Mulher – Desafios para Integralidade com Igualdade
 
PROGRAMAÇÃO
 
9h às 10h30 – Credenciamento
 
9h30 – Mesa de Abertura
 
–        Luiz Antonio Teixeira Junior – Secretário de Estado de Saúde e Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ
–        Dr. Antônio Rodrigues Braga Neto – Coordenador de Saúde da Mulher da SES/RJ
–        Ilma Santos – Conselheira Estadual de Saúde – CES/RJ
–        Helena Piragibe – Conselheira Nacional de Saúde e Coordenadora CISMU
–        Edna Calheiros – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM
–        Fernando Pigatto – Presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS
–        Drª. Lucia Souto – Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde
–        Jandira Feghali – Deputada Federal
–        Heloísa Aguiar– Secretária Estadual da Mulher
–        Renata Souza – Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
–        Danieli Balbi – Deputada Estadual
–        Flavia Nascimento – Defensora Pública e Coordenadora da Defesa dos Direitos da Mulher
 
10h30 – Mesa I: Apresentação dos 4 Eixos da Conferência – 20 minutos;
 
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
•        Palestrante: Drª. Lucia Souto – Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.
 
II – O papel do Controle Social e dos Movimentos sociais para salvar vidas.
•        Palestrante: Vanja Andréa Santos – Presidente da União Brasileira de Mulheres.
 
III – Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia.
•        Palestrante: Drª. Lucia Souto – Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.
 
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
•        Palestrante: Drª. Lucia Souto – Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.
 
•        Mediadoras: CES/RJ e CNS
 
11h – Mesa II: Saúde Integral da Mulher
 
Palestrantes: Cecília Teixeira Soares/Conselho Nacional de Saúde-CNS e CISMU, Tizuko Shiraiwa/Médica Sanitarista/Rede Feminista de Saúde-RJ, Claudia Santamarina/Doutoranda em Saúde da Mulher-IFF/Fiocruz, Fátima Santos/ Enfermeira Especialista em Direito e Saúde e Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM/RJ.
•        Mediadora: Helena Piragibe – Conselheira Nacional de Saúde e Coordenadora CISMU
 
 12h10 – Mesa III: Interseccionalidade de Classe, Gênero e Raça, na saúde.
 
•        Mediadora: Juçara Portugal – Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais Direitos Reprodutivos.
 
I – Saúde da Mulher trabalhadora:
 
•        Palestrante: Enfermeira Rejane de Almeida.
 
II – Saúde da Mulher Negra:
 
•        Palestrante: Lucia Xavier – Criola
 
III – Saúde das Mulheres LBT:
 
•        Palestrante: Cristina Marques – Secretaria de Estado de Saúde – SES/RJ.
 
13h – Intervalo para almoço
 
14h30 – Discussão dos eixos e elaboração das propostas
 
16h – Plenária Final e homologação das propostas
 
16h40 – Encerramento
 

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s