Numa disputada eleição para a definição das indicações dos nomes que irão ocupar a presidência e suplência do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ para o próximo período de um ano, pelo segmento dos usuários, conforme o regime de rodízio observado na Lei Complementar 152/2013 e Regimento Interno do conselho, foi eleita com 8 votos na Plenária dos Usuários realizada hoje, 18 de maio, a chapa composta pela conselheira Ilma Santos e pelo conselheiro Harley de Oliveira, presidente e suplente, respectivamente.

A segunda chapa mais votada foi a do conselheiro Leonardo Bastos (presidente) e conselheira Frizia Stella (suplente), com 7 votos. O conselheiro Paulo Valadares, que concorreu sozinho, recebeu 1 voto. Em decisão de última hora, Valadares deu seu voto para a chapa Ilma/Harley.
O regramento para a eleição através de chapas foi decidido em votação pelos 16 usuários presentes após uma solicitação de Frizia Stella e Leonardo Bastos. Por 8 votos a 7, os presentes concordaram em conduzir o pleito desta forma. Até então, a regra estipulada pela maioria dos presentes na última reunião do segmento dos usuários, ocorrida no dia 2 de maio, previa a eleição do mais votado (a) para ocupar o cargo de presidente e o segundo mais votado assumindo a função de suplente da presidência.
A próxima etapa será a homologação dos nomes eleitos na próxima Reunião Ordinária do CES/RJ, no próximo dia 06 de junho. Neste dia, o horário da primeira chamada será às 10h.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é responsável por liderar as reuniões e atividades do conselho, bem como representar o conselho em eventos e reuniões externas. Além disso, ele tem outras atribuições importantes, tais como:
- Convocar e presidir as reuniões do Conselho Estadual de Saúde;
- Coordenar a elaboração da pauta das reuniões e conduzir a discussão dos assuntos em pauta;
- Designar relatores e comissões temáticas para tratar de assuntos específicos;
- Apresentar relatórios sobre as atividades do conselho em eventos e reuniões externas;
- Assinar documentos e correspondências oficiais do conselho;
- Representar o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em eventos, audiências e outras atividades relacionadas à saúde;
- Zelar pelo cumprimento da legislação e das normas que regulamentam o funcionamento do conselho.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro tem, portanto, uma função estratégica na promoção da participação e do controle social na gestão da saúde no estado do Rio de Janeiro.



Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ