Começou na última quarta-feira (13) o curso de capacitação online para conselheiros municipais de saúde no uso de ferramentas virtuais de comunicação. A aula inaugural foi voltada para a Região Metropolitana II. Estes conselheiros e conselheiras deverão ser os multiplicadores do conhecimento para os demais membros dos colegiados, a fim de que os CMS possam dar prosseguimento às suas atividades do controle social de maneira remota, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O conteúdo ministrado trata da utilização de aplicativos de videoconferências disponíveis na internet de maneira gratuita ou paga, uso de senhas e logins, operação do aplicativo 8×8 Meetings (usado pelo CES-RJ), como efetuar convites, escolha de participantes e do responsável pela abertura das reuniões virtuais, diferenciação entre reuniões abertas (deliberativas do Colegiado) de reuniões internas das comissões, comportamento durante as reuniões (códigos de etiqueta), respeito às falas e tempo de conversa, gravações das reuniões, compartilhamento de senhas e logins, auxílio técnico de funcionários, produção de documentos e encaminhamentos, acesso ao público, definição de uma rotina de reuniões (datas) escolha do aplicativo ideal para cada conselho e multiplicação deste conteúdo para os demais conselheiros dos municípios.
A oficina online foi idealizada e proposta pela Comissão de Educação Permanente do CES-RJ, viabilizada pela Assessoria de Comunicação do CES-RJ e é ministrada pelo jornalista Daniel Spirin. Após o conteúdo técnico/teórico, os conselheiros estaduais interagem com as demandas dos representantes do município e fornecem maiores orientações a respeito do papel dos conselhos municipais neste período de isolamento.
Até o dia 21 de maio todas as nove regiões de saúde do estado do Rio de Janeiro, com seus respectivos participantes de cada conselho, deverão receber a capacitação.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ