Edmar Santos também falou sobre as dificuldades de se adquirir respiradores; abertura do hospital de campanha do Maracanã está prevista os próximos dias
Em vídeo divulgado agora à noite na página da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o secretário estadual de saúde, Edmar Santos, afirmou que o estado está encontrando dificuldades para adquirir respiradores para as UTIs. Segundo ele, “O estado do Rio de Janeiro tentou adquirir mil respiradores, mas assim como outros estados – SP e Bahia por exemplo chegaram a pagar adiantado – o estado do Rio de Janeiro tem tido dificuldade de receber suas encomendas, especialmente para pagamento a posterior”. O secretário acrescentou que existe um “teto máximo” de leitos por falta de profissionais de saúde.
A inauguração do hospital de campanha do Maracanã, com capacidade para 400 leitos, sendo 80 de UTI, está prevista para os próximos dias.
Por fim, Edmar recomendou o isolamento social amplo como forma de conter o avanço do novo coronavírus no estado: “Diante dos fatos concretos que temos, o isolamento social amplo é a nossa melhor arma para manter adequada a relação entre oferta de leitos e necessidade de leitos”.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ