Conferência livre de saúde bucal do RJ movimenta preparativos para a 9ª ConfES/RJ

Mesa de Abertura.

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – CES/RJ, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia – CRO/RJ, realizou a Conferência Livre Estadual de Saúde Bucal no auditório da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, no Centro do Rio, na última quinta-feira (19). O evento reuniu um número expressivo de profissionais de odontologia, bem como teve a participação de conselheiros estaduais de saúde. Os presentes lograram elaborar seis propostas que serão encaminhadas à Comissão Organizadora da 9ª Conferência Estadual de Saúde, encontro máximo da saúde estadual que deverá reunir mais de seiscentos delegados que irão elaborar planos e propostas de políticas de saúde pública para o estado e Federação no mês de maio deste ano.

Auditório.

No estado do Rio de Janeiro, por decisão da Comissão Organizadora, as conferências livres também são parte integrante do processo da 9ª Conferência Estadual de Saúde e constituem importante preparativo para a discussão de ideias que os integrantes do Controle Social deverão sugerir como elementos de planejamento e melhorias no Sistema Único de Saúde. A Conferência Livre Estadual de Saúde Bucal do RJ foi aberta à participação de profissionais de saúde da Odontologia, bem como representantes da sociedade civil e convidados e conselheiros estaduais de saúde.

A mesa de abertura contou com a presença da professora Drª Mirella Giongo (palestrante), do doutor Cesar Silva (palestrante), coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal da SES-RJ, Rosemary Mendes Rocha, conselheira estadual de saúde e suplente da presidência do CES/RJ, do doutor Bastazini Filho, presidente do CRO-RJ, da professora Maria Cynésia Barros, de Halene Silva, representante do gabinete do secretário de estado de saúde e da doutora Sueli Cavalcanti, dentista, conselheira estadual de saúde e coordenadora da conferência livre. O secretário executivo do CES/RJ, Flávio Campos, também esteve presente ao encontro. Raphael Borges Gomes, representante do CRO/RJ no CES/RJ, foi outro conselheiro estadual de saúde presente como participante.

Palestra.

Os 82 participantes desta conferência livre se dividiram em grupos de trabalho e elaboraram seis propostas importantes que serão encaminhadas como sugestão para a Comissão Organizadora da 9ª ConfES/RJ. Conheça:

  1. Implementação de indicadores qualitativos de saúde bucal para reorientação do modelo de atenção, com ênfase na ESF.
  2. Aprovação da lei 883/2019 que fomenta a atuação do CD na atenção hospitalar, tornando obrigatória sua presença a equipe multiprofissional hospitalar.
  3. Fomentar políticas indutoras para aumentar o acesso à saúde bucal em todos os níveis da RAS.
  4. Inclusão da Equipe saúde bucal (1 dentista, 1 TSB e 1 ASB e/ou TSB) obrigatória nas equipes de saúde da família.
  5. Ampliar o financiamento tripartite para implantação e manutenção de equipes e serviços de SB.
  6. Atualizar o piso salarial para dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal em todo o território nacional.

Palestra.

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro transmitiu ao vivo a Cerimônia de Abertura e a Plenária Final do evento através da sua página oficial no Facebook.

Abertura

Plenária

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s