Governador em exercício exonera corregedor e 5 auditores da Secretaria de Estado de Saúde do RJ

O governador em exercício Cláudio Castro, exonerou o corregedor e outros cinco auditores da secretaria de Saúde
Foto: Reprodução/CNN (4.set.2020)

O órgão é principal responsável pela fiscalização interna de gastos feitos pela SES/RJ. Os profissionais trabalhavam em vários procedimentos apuratórios; corregedoria havia identificado diversas irregularidades em contratações de OSs e compra de equipamentos durante pandemia

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, exonerou nesta terça-feira (29) o corregedor e seis auditores da subsecretaria de controladoria-geral da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O órgão é principal responsável pela fiscalização interna de gastos feitos pela SES/RJ. Os profissionais trabalhavam em vários procedimentos apuratórios.

Thiago Couto Lage, um dos exonerados, criou em julho uma comissão para apurar responsabilidades administrativas na contratação da Organização Social (OS) Iabas para a construção e gestão dos hospitais de campanha durante a pandemia do novo coronavírus. 

Na gestão de Lage, a corregedoria da Saúde identificou várias irregularidades – entre elas, o fato da proposta feita pela Iabas ser anterior ao dia 26 de março, quando aconteceu a abertura do processo de licitação.

A corregedoria também havia detectado outros problemas, dentre eles: a proposta do Iabas ser a única enviada ao processo licitatório; a contratação feita sem análise jurídica e a falta de comprovação de qualificação da OS.

Dias antes de ser exonerado, Lage informou à Controladoria-Geral do Estado (CGE) do Rio de Janeiro sobre investigações abertas por ele sobre a compra de respiradores e construção de Hospitais de Campanha envolvidas na questão da pandemia de Covid-19.

Com base na Lei Anticorrupção, ele pediu a instauração de Processos Administrativos de Responsabilização contra as empresas prestadoras desses serviço.

No documento enviado na terça-feira (22), à GCE, Lage mencionou a “dificuldade para a continuidade dos trabalhos” e solicitou reunião com o secretário estadual de saúde Alex Bousquet – que entregou o cargo no dia 17 de setembro.

Além do Corregedor de Saúde, Castro exonerou outros cinco auditores: Eduardo Waga, Robson Ramos Oliveira, Marcelle Medeiros de Souza, Andre Lemgruber Asth e Luciano Batista Vilhete. Todos esses cargos já estão vagos.

A lista das seis exonerações já havia sido inserida no Sistema eletrônico de Informações no dia 16 de setembro pelo então secretário de saúde Alex Busquet, mas somente nesta terça (29) elas foram publicadas no Diário Oficial do Estado do RJ.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que nas últimas semanas, houve mudanças no governo e na própria pasta.

A assessoria de imprensa da secretaria disse ainda que na nova gestão, não cabe mais o perfil dos exonerados, que os cargos vagos serão preenchidos, e em breve a Secretaria de Estado de Saúde voltará a ter sua estrutura completa, inclusive na área de controle interno.

Com informações CNN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s